Conselho Tutelar do Varjão ganha nova sede

A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (Secriança) inaugurou, na manhã de sexta-feira, 26, a nova sede do Conselho Tutelar do Varjão. O espaço era uma reivindicação dos conselheiros da cidade, que buscavam melhores instalações para o atendimento à sociedade.

“Estamos atendendo as demandas dos Conselheiros em melhorar a infraestrutura de atendimento às famílias. Taguatinga, São Sebastião, Brazlândia, Riacho Fundo I e Fercal já foram entregues e agora concluímos o Varjão” enumera o Secretário Aurélio Araújo, titular da Secriança. Segundo ele, o Varjão é uma das cidades que tinha maior necessidade de melhoria. “Ainda temos obras em curso para Samambaia e Estrutural”, revela Araújo.

O Conselho Tutelar foi reformado e ampliado para ficar dentro dos padrões definidos pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos: salas de atendimento individualizadas para cada conselheiro, sala de reunião e uma brinquedoteca. “É importante termos uma estrutura consistente para que os atendimentos sejam feitos de forma qualificada e com total privacidade, respeitando os direitos das crianças e adolescentes”, explica a subsecretária de Políticas de Proteção à Criança, Veruska Alves.

A nova unidade do CT do Varjão custou cerca de R$ 150 mil à Secriança. Entre as principais realizações estão a instalação de divisórias, rede elétrica e hidráulica, pintura e identificação dos espaços.

Reformas – A Secriança está com obras nas unidades de Águas Claras, Ceilândia I, Estrutural, Itapoã, Paranoá, Samambaia Sul e Gama. Entre os principais pontos de reforma, estão melhorias em infraestrutura elétrica e hidráulica, reparos em telhados e pintura.

Os conselhos tutelares são órgãos autônomos e permanentes que têm a importante missão de zelar pela garantia e a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, garantindo a eles o direito à família, à escola, à saúde, a espaços de esporte, lazer e cultura, alimentação adequada, à convivência familiar e comunitária, entre outros.

Diário Oficial do Distrito Federal