Alunos do #BoraVencer Profissionalizante recebem certificados

Os dois mil alunos que participaram dos cursos do #BoraVencer Profissionalizante receberam seus certificados de formatura na quarta-feira, 12, durante celebração do término das aulas. Como parte do encaminhamento dos jovens ao mercado de trabalho, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (Secriança), em parceria com a Secretaria de Trabalho, conseguiu prioridade no atendimento dos formados para a emissão da Carteira de Trabalho, na agência do trabalhador do Setor Comercial Sul, na quarta-feira, 19, e quinta-feira, 20, entre 15h e 17h30.

Os nove cursos começaram em janeiro e foram até o dia 11 de abril em três polos de estudo: Plano Piloto, Ceilândia e Estrutural. Na cerimônia de formatura, um orador de cada polo falou em nome dos colegas. “É uma vitória de cada um de nós”, disse a representante da Estrutural, Kakila Daiane, que fez o curso de Maquiagem e Design de Sobrancelha.

Segundo a Subsecretária da Juventude, Aline Bezerra, a profissionalização da juventude é um motor importante para mudança na vida das pessoas. “A juventude reclama de não ter condições e oportunidades, mas com o #BoraVencer estamos proporcionando isso. Muitos aqui estão recebendo o primeiro diploma de toda a família e isto é uma mudança importante na vida desta família”, afirmou.

#BORAVENCER – A primeira turma do #BoraVencer Profissionalizante foi realizada entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017, com o curso de Auxiliar Administrativo. A turma tinha foco na prova do concurso da Secretaria de Educação, com 600 vagas.

Em janeiro, novos cursos foram lançados, para atender 2 mil jovens. Entre as opções estavam Mecânica, Robótica, Técnico e manutenção de equipamentos de informática, Maquiagem e designer de sobrancelhas, organizador de eventos, Assistente Administrativo, Webdesigner, Programador de aplicativos Android e Atendente de consultório médico e dentário.

Além do viés profissionalizante, o #BoraVencer prepara a juventude do Distrito Federal para o ingresso na universidade, seja pelo vestibular ou pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2016 a Secriança promoveu 9 aulões do #BoraVencer, entre abril e outubro, e um curso intensivo, entre setembro e outubro, atendendo 16 mil estudantes e tendo um resultado de 400 alunos aprovados em universidades públicas no Distrito Federal, como a UnB, Escs e IFB. Em 2017, já foram realizados dois aulões e o curso intensivo está em curso desde o dia 17 de abril.

O projeto nasceu para atender à demanda eleita na Conferência Distrital de Juventude de 2015, que pedia por oportunidades de estudo para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Diário Oficial do Distrito Federal