UISS retoma projeto de horta em parceria com Emater, IFB e Horta Girassol

O Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA) do Campus São Sebastião (CSSB) do IFB, apoiado pela Chamada MCTI/MAPA/CNPq nº 02/2016, e a Horta Comunitária Orgânica Girassol, referência em Agricultura Urbana no Distrito Federal, iniciaram na última terça-feira (04/04) o projeto "Vivência em Horta Orgânica" para socioeducandos da Unidade de Internação de São Sebastião (UISS), com previsão de término de dezembro. A proposta ainda conta com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER-DF) - Gerência Local de São Sebastião.

Trata-se curso de extensão para 18 socioeducandos, no qual serão trabalhadas noções de produção orgânica na horta da Unidade. As atividades estão sob a condução dos instrutores José Geraldo Felipe, professor de Biologia do IFB e agrônomo, e Hosana Alves, estudante do Curso Técnico em Meio Ambiente na modalidade EaD do Campus e líder da Horta Girassol. Durante o curso, serão trabalhados aspectos relacionados com a ressocialização dos adolescentes atendidos, a partir do compartilhamento de saberes em produção orgânica.

Em 2017 o curso na UISS será conduzido em conjunto com o NEA, mas vale destacar que no ano de 2016 houve a formação de sua primeira turma pela Horta Girassol e a EMATER-DF -Gerência Local de São Sebastião. Este ano com a participação do NEA no projeto na UISS, a EMATER-DF prontificou-se a ofertar aos membros do Núcleo curso em Agricultura Orgânica, iniciado na semana passada, para a formação de multiplicadores que atuarão, dentre outras iniciativas, na própria Unidade no segundo semestre.

O curso "Vivência em Horta Orgânica" é a primeira proposta do NEA com o Sistema Socioeducativo do DF, mas não deve parar por aí! Foram iniciadas tratativas para desenvolvimento de projeto junto à Unidade de Atendimento em Meio Aberto (UAMA) de São Sebastião, bem como está em curso a formalização de parceria com a Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (SECRIANÇA) para todo o IFB, com apoio da Coordenação de Extensão do Campus São Sebastião e da Pró-Reitoria de Extensão do IFB.

Diário Oficial do Distrito Federal